Resenha - Travessia - Crossed - Livro 2 - Ally Condie

ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS SE VOCÊ AINDA NÃO LEU "DESTINO"
Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.
Livro no Skoob / + Informações

Comecei a leitura de Travessia logo que terminei Destino, e consegui concluir a leitura em menos de 2 dias.

Finalizei a resenha de Destino comentando que tinha muitas expectativas para Travessia, mas infelizmente nem metade foi correspondida. Apesar de não ter curtido tanto o primeiro livro ainda o considero melhor que Travessia, sinto que o livro foi muito confuso, corrido, por vezes me empolgou e surpreendeu, em outras me frustrou.

No final de Destino, Ky é enviado para as Províncias Exteriores junto com um grupo de rapazes que tem o status de "aberração" na sociedade (um cidadão pode ser considerado uma aberração por uma infração que ele ou seus pais tenham cometido, após receber esse status, a pessoa passa a viver à margem da sociedade e não tem os mesmos "direitos" que os outros cidadãos) com a promessa de após seis meses de trabalho serem reclassificados como cidadãos novamente.

Mas a realidade é que a Sociedade precisa de iscas para atrair o inimigo com a falsa promessa de que as províncias sejam habitadas e viáveis, mas na realidade eles foram jogados ali com recursos suficientes para sobreviver apenas até que o inimigo venha e os mate, essa é sua função, e ninguém sobrevive por muito tempo.

Após Ky ser levado pelos oficiais da sociedade, Cassia começa a pensar em uma maneira de conseguir ir atrás dele, mas além de procurar Ky, Cassia anseia por mais, algo que vem crescendo dentro dela desde a morte de seu avô e que ela só começa a entender agora. Descobrir mais sobre a Insurreição e os motivos que levaram essas pessoas a romper com as regras da Sociedade.

A maior parte da história em Travessia ocorre nas Províncias Exteriores, e gira em torno da busca de Ky em achar uma forma de voltar para Cassia e da busca de Cassia por ele e pela Insurreição. Por vezes temos a nítida impressão de assistir uma perseguição ao estilo "gato e rato". Ky correndo atrás de Cassia, Cassia atrás dele, e ambos correndo de um inimigo, lutando contra o tempo.

Diferente de Destino, onde conhecíamos apenas a visão de Cassia, em Travessia essa narração é alternada entre Ky e ela, esse para mim foi um ponto positivo, pois não ficamos limitados a apenas uma visão da história, e como durante boa parte dela os dois estão separados é interessante saber o que acontece a cada um em sua própria jornada, além de conhecermos um pouco melhor a história de Ky.

Senti muita falta de Xander durante a história, deu a impressão de que a autora simplesmente esqueceu de sua existência, mas de certa forma conseguiu criar uma aura de mistério sobre ele que promete muitas revelações para o próximo livro.
"Nenhuma das iscas que escalaram o planalto vai voltar. Eu me pego torcendo pelo impossível, para que pelo menos elas tenham saciado sua sede antes do fogo. Que tivessem a boca cheia de uma neve limpa e gelada na hora da morte." Pág 26
"Estou classificando esses meninos, percebo. E então eu penso: E se eu tivesse que classificar a mim mesma? Me pergunto. O que eu veria? Veria alguém que vai conseguir sobreviver?" Pág 68

Bjokas!!!

4 conversinhas:

  1. Parabéns pela resenha Vivi! Já li Destino e curti bastante. Estou ansiosa para ler Travessia! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tô falando que quem gosta de Destino não tá curtindo Travessia! Será que no meu caso vai ser o contrário? Como não gostei de Destino, devo gostar de Travessia.

    Achei muito estranho a autora acrescentar outro ponto de vista na história. Isso me deixa com uma sensação de que ela não planejou bem a história e foi escrevendo conforme as ideias chegavam *voei legal*.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. HI Girl!

    Parabéns pela resenha.

    Eu li Destino e Travessia é um livro que realmente desejo.

    Acho que o ponto de vista diferente me deixa meio que curiosa, sei lá. Enfim, parabens.

    Beijos,

    Gabyh - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda nenhum dos dois livros da série, mas já sei que não vou compra-los, pois vou fugir um pouco deste tipo de leitura.
    um abraço
    Gisela - ler para Divertir

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design