Resenha - Destino - Matched - Livro 1 - Ally Condie

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos, - tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Livro no Skoob / + Informações

Sabe aqueles livros que você fica enrolando para ler? Pois é, foi o meu caso com Destino. 
Ganhei o livro em um evento aqui no estado e desde então venho empurrando, namorando, desistindo de ler, desejando novamente (é quase um transtorno bipolar isso hein?). O fato é que após receber Travessia da Suma de Letras não teve mais como adiar, foi meter a cara mesmo.

Meu maior medo ao iniciar a leitura de Destino foi devido as muitas críticas negativas sobre ele, é claro que muita gente gostou e tal, mas mesmo assim me bateu aquele desânimo. Fico feliz em dizer que não esperava muito desse livro e acabei me surpreendendo.

A Sociedade (governo) decide tudo o que acontece com sua vida: O que você veste, come, em que você trabalhará, com quem você irá se casar, quantos filhos terá, e até mesmo o dia da sua morte. Segundo a sociedade tudo é planejado para que todos possam aproveitar suas vidas de forma plena sem se preocupar com o que não devem.

É essa sociedade que Cassia e sua família sempre conheceram, existem histórias que contam como eram as coisas antes de a Sociedade assumir o controle, coisas horríveis podiam acontecer... imaginem quão horrível era você acordar em um dia e descobrir que seu vizinho morreu? Inconcebível, a probabilidade de que algo assim ocorra nos dias de hoje é praticamente nula.

Iniciamos a narrativa às vésperas do "Banquete do Par" de Cassia, quando os jovens completam 17 anos são chamados para uma espécie de jantar, onde a Sociedade irá determinar com base em avaliações genéticas, de personalidade e vários outros fatores quem será o seu "Par Perfeito".

A grande surpresa de Cassia é que algo raro acontece, raro não, algo meramente incomum como os funcionários diriam. Seu par perfeito é alguém que ela conhece muito bem,  é um alívio e ao mesmo tempo estranho descobrir que Xander, seu melhor amigo desde sempre é seu par, ele é tudo que ela poderia imaginar para seu par e ainda mais, assim ela não terá que se separar de seus pais e ir viver em um local totalmente desconhecido após o contrato matrimonial.

Todos os novos "casais" recebem uma caixinha com um microcartão que contém os dados referentes ao seu par e com todas as orientações sobre as condutas de namoro (algo como um manual de instruções). A princípio Cassia não dá muita atenção para ver as informações sobre Xander, pois já conhece seus gostos "de cor".

O mundo tão perfeitamente estruturado que Cassia sempre viu na Sociedade começa a ruir quando ela insere o microcartão no terminal e o rosto de outro rapaz aparece no lugar do de Xander, é apenas por um instante, mas é o suficiente para que a dúvida encontre terreno para se desenvolver. 

Afinal, a Sociedade não erra! Mas e se por algum motivo a Sociedade estiver errada? E se tudo em que ela sempre acreditou não passar de uma grande mentira? Como seria um mundo onde ela pudesse fazer suas próprias escolhas?

Mesmo tendo gostado da história, sinto que faltou um algo mais, a narrativa por vezes me pareceu boba, em outras conseguiu me prender, não consigo ver esse primeiro livro como nada menos que mediano. Em boa parte o que me prendeu mesmo foi a escrita da autora, que é muito fluida, apesar de não entrar para meus favoritos Destino conseguiu me deixar curiosa por sua continuação (que graças a Deus está aqui do lado) e realmente tenho muitas expectativas para "Travessia".

" – É uma situação rara – diz ela, mas se corrige imediatamente. – Rara não. Perdão. É meramente incomum." Pág 15
" Hoje é domingo. Meu avô faz 80 anos, e por isso vai morrer esta noite. As pessoas costumavam acordar e se perguntar "Será que hoje é o fim?" ou se deitavam para dormir sem saber se retornariam da escuridão." Pág 48

Bjokas!!!

3 conversinhas:

  1. Eu não curti Destino, como você sabe. Levei um mês para ler o livro e ele é curto. Achei a narrativa muito lenta, quase dorminhoca. Tanto que eu mal me lembrava da história até ler sua resenha hehe. Mas eu quero ler Travessia para saber o que a autora fez, pois muita gente que gostou de Destino não gostou de Travessia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Vivi! Já li Destino e curti bastante. Estou ansiosa para ler Travessia! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Também ganhei o livro em um evento mas ainda não li exatamente polo mesmo motivo seu, e que bom que pela sua resenha você gostou. O problema é que demora demais para lançar os outros.só agora foi lançado travessia.

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design