Resenha - Instintos Cruéis - Carrie Jones

Sinopse:
Zara White suspeita que um cara estranho esteja meio que a perseguindo, de um modo bem compulsivo e obsessivo. E ela também tem uma obsessão... por fobias. E é bem verdade que ela não é mais a mesma desde que seu padrasto morreu. Mas precisava ser exilada no Maine, para morar com a avó ? Isso já parece um pouco extremo, não ? No entanto, foi uma atitude tomada com o suposto propósito de fazer com que Zara mantenha sua sanidade... porém, ela está bem certa de que o verdadeiro problema é que sua mão não consegue lidar com ela nesse momento. Zara não poderia estar mais errada. Acontece que o cara que meio que a persegue não é um produto da sua imaginação. Na verdade, ele ainda a está seguindo, deixando para trás um misterioso rastro de poeira dourada. Algo não está certo - algo não humano - nessa cidadezinha estagnada no Maine, e todos os sinais apontam para Zara. Neste romance sinistro e cativante, Carrie Jones nos presenteia com uma boa dose de romance e suspense, além de no apresentar uma criatura que nunca havíamos pensado que deveríamos temer.
Livro no Skoob

Esse é o primeiro livro que leio do Book Tour da Editora Underworld, entrei nesse BT em Dezembro de 2010 e devido a alguns atrasos e outros problemas finalmente chegou minha vez.

A capa do livro é super charmosa, a história tem muito potencial e teria tudo para dar certo, mas... infelizmente para mim não funcionou, realmente não conseguiu me conquistar.
A escrita da autora é um pouco vaga, os erros na tradução me irritaram bastante e acho que a autora não conseguiu desenvolver todo o potencial que a história tinha. Nunca li nada dessa autora e mesmo assim fiquei curiosa por ler outro de seus títulos, visto que muitas pessoas que conheço elogiam sua escrita.

A história do livro não tem nada de inédito ou inovador, temos elementos sobrenaturais e um cenário frio, gelado, sombrio, que tem o toque perfeito para o estilo literário pretendido pela autora.
Algo que realmente me chamou muito a atenção e começou a me conquistar foram as fobias que "Zara" a personagem principal recita como uma espécie de mantra, cada capítulo tem como título o nome de uma fobia.

"Coleciono medos como outros colecionam selos, e isso faz com que eu pareça mais estranha do que na verdade sou. Essa é a minha praia. Esse lance dos medos. Fobias." Pág 9

"Fobofobia, medo de fobias. 
Fonofobia, medo de ruídos ou de vozes. 
Fotoaugliafobia, medo de luzes ofuscantes. 
Fotofobia, medo da luz. 
É isso aí. E qual é o próximo medo, em ordem alfabética?" Pág 174

Como disse anteriormente, essa é uma história com muito potencial que teria tudo para dar certo e confesso, me agarrei a essa esperança até a última linha do livro, eu realmente queria ter sido fisgada pela história pois esse é realmente o estilo que mais me agrada na literatura, essa mistura de sobrenatural, com um toque de terror, mistério e todo esse clima sombrio. No início realmente achei que haveria uma evolução no enredo, mas fiquei só na espera mesmo.

Algo que realmente me tirou do sério foi o uso exagerado de diminutivos nos diálogos, pensamentos, divagações, etc. É um sem fim de fofinho, bonitinho, gatinho, inho, inho, inho, infantilizou demais a história e algumas expressões que não ficaram muito boas em minha opinião, como "Tô de boa" "Nem" mas tudo isso ao extremo mesmo!
Outra coisa que me irritou bastante foi a falta de travessões nos diálogos, estou acostumada com travessões indicando diálogos e aspas para pensamentos, todos os diálogos e pensamentos estavam entre aspas, minha pobre e cansada cabecinha realmente não aguentou tanta confusão.

A personagem principal para mim ficou meio confusa, no início do livro era praticamente uma morta viva com alguns lampejos de determinação e raiva (mesmo sendo uma pacifista) mas essa inconstância de temperamento caiu bem a ela, já que é uma garota que acaba de perder o padrasto, é cheia de medos (fobias), e não se encaixa a lugar nenhum.

Espero que vocês não se baseiem apenas na minha opinião sobre o livro, infelizmente não me conquistou, e realmente não sei se terei vontade de continuar a ler a série (ah é, esqueci de falar que é uma série) mesmo com aquela paranoia que tenho de continuar a ler uma série mesmo não gostando, só pra saber o que acontece.
Então espero de coração que vocês pesquisem sobre o livro, vejam outras resenhas no Skoob, em blogs e se possível leiam o livro, tirem suas próprias conclusões! Sabe aquela história de que gosto não se discute? O que não me agradou no livro pode ser justamente o que mais irá chamar sua atenção.

Se você que está lendo essa resenha já leu esse livro e tem a mesma opinião ou uma opinião diferente da minha, deixe um comentário aqui em baixo e compartilhe comigo e com os leitores do blog a sua opinião.

Quem me conhece a mais tempo sabe que não gosto de fazer resenhas negativas, fico de coração na mão e com uma neurose louca!!

Enfim, espero que compreendam minha opinião e por favor não me crucifiquem!

Bjokas!!!

5 conversinhas:

  1. Fico com o coração na mão também, a pouco tempo li um livro que também não me conquistou e ao procurar por outras resenhas meu desespero foi a mil porque não li nenhuma negativa.

    Mas você foi coerente sobre os motivos de não ter gostado, então acredito que seu gosto não tolera esse tipo de escrita e revisão.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. É sempre ruizinho mesmo falar de um livrinho que a gente não curtiu muitinho. Já li outras pessoas falarem da revisão da editora e espero mesmo que ela se atente mais a isso. Outra coisa que acho ruim na Under é a demora para lançar continuações das séries.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto desse estilo - mistura de sobrenatural, com um toque de terror.
    “Paranoia que tenho de continuar a ler uma série mesmo não gostando, só pra saber o que acontece” Sera algum tipo de fobia? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas a capa me pareceu legal. Foi a primeira resenha que eu li sobre ele, e já parece que o livro não vai pra minha "lista". O que é uma pena, porque parece que foi em parte uma péssima formatação/tradução que prejudicou o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
    Post interessante!
    2902406-4E

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design