Te amo. Te odeio. Sinto sua falta - Elizabeth Scott

Título Original: Love You Hate You Miss You
Autor: Elizabeth Scott
Publicação no Brasil: Editora Underworld
Nº de Páginas: 180

SINOPSE
Já se passaram 75 dias. Amy está cansada do interesse súbito que seus pais tomaram nela. E ela está realmente cansada das pessoas perguntando por Julia. Julia se foi, e ela não quer falar sobre isso. Eles não entenderiam, de qualquer maneira. Eles não entenderiam como é ter sua melhor amiga arrancada de você. Eles não entenderiam como é saber que foi sua culpa. O terapeuta de Amy acha que ajudaria se ela escrevesse um diário. Ao invés disso, Amy começa a escrever cartas para Julia. Mas à medida que escreve as cartas, ela começa a perceber que o passado não foi tao perfeito como ela pensava - e que o presente merece uma chance também.



Resenha por @annielus

RESENHA
Comprei esse livro na Bienal do livro sem conhecer qualquer outro trabalho da autora. Antes havia lido alguns parágrafos do ebook, para saber se o estilo iria me interessar. Pareceu àquela época interessante, porém eu não esperava que iria ler em 4 horas, divididas num intervalo de um pequeno cochilo. A arte do livro está linda! Gostei da tradução e a revisão do livro foi bem feita, tendo pouquíssimos erros a serem reparados. Achei a letra um pouco pequena, o que incomoda para quem faz leituras noturnas como eu.

A história é contada a partir de um diário ou um caderno (que é o que parecia aos outros), escrito por Amy que tem 16 anos e está para ter alta da clínica Pinewood. Você precisa entender que Amy não é louca, nem é uma viciada...mas ela perde o controle de sua própria vida quando sua melhor amiga morre num acidente de carro depois delas saírem de uma festa. Amy se sente tão culpada pela morte de Julia, que não consegue seguir adiante.

Como uma forma de terapia, começa escrever cartas para Julia...São conversas que ela teria com a amiga, contando tudo o que tem acontecido. Exceto que Julia está morta e aquelas cartas nunca passarão de um monólogo. A alta da clínica, a volta para casa com os pais (que nunca pareceram perceber sua presença até o dia do acidente), a volta ao colégio, a necessidade de conviver com outras pessoas...tudo é descrito em detalhes por ela. Tudo tem como ponto de referência o dia do acidente. Tudo escrito falando quantos dias ela se passaram sem Julia. Todo o processo de recuperação e readaptação de Amy é acompanhado por Laurie, sua terapeuta – não por opção de Amy, como fica claro.

Eu fiquei presa na história e nas dúvidas de Amy, que não eram estúpidas ou infantis: eram genuínas. Quando lemos aquelas palavras percebemos sua dor e desespero. O desconforto causado pelo ‘repentino’ interesse dos pais é algo muito intenso durante todo o livro, e foi colocado de forma muito real nos relatos de Amy. Ela diz“Queria acreditar que mamãe e papai estavam esperando e queriam mesmo me ver. Pensava que aquela parte minha, aquela que queria que eu, minha mãe e meu pai fôssemos uma família, não o que realmente éramos, ou seja, eles de um lado, eu do outro, havia desaparecido” e você entende o que isso causa ela nela.

A escola também não foi fácil, com todos aqueles olhares curiosos, conversas sussurradas depois que ela passava pelas pessoas e o mais difícil: o antigo armário de Julia. Julia sua melhor amiga, aquela que sempre estava ali para ela, que sempre estava disposta a se divertir, que sempre tinha uma resposta inteligente e uma forma incrível de viver a vida...e que estava morta.

Em alguns momentos Amy pára de se dirigir a Julia e escreve apenas como se quisesse colocar para fora o que estava pensando. Não que isso importasse, mas ela precisava contar, nem que fosse para as folhas de papel o que ela pensava, o que ela via e o que ela sabia que todos pensavam, mas ninguém tinha coragem de falar na cara dela.

Com o passar das páginas, as sessões com Laurie se tornam mais intensas, as respostas mais amarguradas e novos questionamentos aparecem. Quem Julia realmente era para Amy? Por que Julia tinha agido de tal forma? Por que ela amava um traste mentiroso que sempre traía ela? Por que ela morreu? Por quê? O amor e o ódio criam uma tênue linha enquanto Amy escreve seu diário. Ela se revolta e se ressente, arrependida do que havia falado, não ter falado, de ter feito ou deixado de fazer algo. Ela se perde e tenta se reencontrar tantas vezes que você não consegue deixar de sentir aquele transbordar de sentimentos que ela, suplicante, deixa transparecer.

É um livro lindo e triste. Não que seja do início ao fim algo que vai lhe deprimir. Não vai. Você sentará para ler, pensará em quem você chama de melhor amigo/amiga e em tudo o que vocês já viveram juntos. E talvez você sinta uma leve tontura se perguntando o quão amigo/amiga você foi daquela pessoa, e o quanto vocês entenderam do que é realmente ter uma amizade. No fim de tudo, quando você ler o último parágrafo, o que você vai descobrir pode te surpreender. Ao menos para mim funcionou desse jeito...

"Lamento pelo que fiz, e você sabe disso, não sabe? Deve saber. Mas J, você...Você sabia, não é? Naquela noite, quando você não queria deixar Kevin na festa, sabia o que aquele garoto havia feito. Agora entendo o significado do que você disse no hospital, J. Por que não disse nada naquela noite? Por quê?"

"Eu nunca vou conseguir beber normalmente. Não quero isso para mim. Quando penso em bebida, é o alívio que estou buscando. Não preciso beber para enfrentar meu dia, para ignorar os problemas, ou porque sinto falta do álcool propriamente dito. Quero beber porque não quero ser quem eu sou. Meu problema, minha doença, sou eu mesma, e parei de beber porque Julia morreu e eu queria sentir exatamente quem eu sou.Queria lembrar o fiz."

Sorteio de Kit de Marcadores entre os Comentaristas!!!


Resultado do Sorteio do Kit de Marcadores!!!

Nosso Sorteado foi....


Parabéns Luiz Felipe!!!! Envie seus dados para vikol32@hotmail.com

Bjokas!!!

12 conversinhas:

  1. Bem bonitinha a capa do livro! Adorei a sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aí, a primeira vez que vi essa capa achei linda, fiquei com muita vontade de ler.


    Beijos
    Não deixe de visitar o Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  3. Nossa já pelo titulo me apaixonei pelo livro lendo a resenha realmente constatei que preciso lê esse livro também.

    Beijo
    http://pensamentoselivros.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  4. Olá Querida =D

    ADOREI a resenhe e acho essa capa maravilhosa >..<

    Peço desculpas por não estar comentando todos os dias é por falta de tempo(e porque um caminhão passou na rua e levou o fio do telefone t-t) mesmo, mas sempre que der ou nem que seja 1 vez por semana eu passo por aqui ;)

    Tenha um Ótimo Domindo e uma linda Semana.
    Beijokinhas ٩(͡๏̮͡๏)۶
    Angel ;)

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, bem pela maneira que você colocou o livro me pareceu muito bom, fiquei com uma super vontade de ler *-*

    http://www.arockerdream.tk/
    Beijos ;*
    @babialves

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha procurado nenhuma resenha ou ao menos a sinopse... Mas eu esperava algo beeem diferente, nada tão "forte" assim.
    E eu gostei do que li aqui :)
    Se antes o título já me atraia, agora então... Vai pra wish list sem dúvidas!

    :*

    ResponderExcluir
  7. Adorei a história!Nunca tinha visto um livro sobre esse assunto!
    Se a resenha já me prendeu, imagine o livro!
    A capa do livro é linda!
    Correndo para comprar o livro!!
    Beijoss
    @lais_turaca

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Bem tenho que dizer que sempre fui louca para ler uma resenha desse livro e tenho que admitir em cima desse fato que a justa causa pelo tal desejo, era pela capa do livro que eu acho muito linda !
    Creio que meu interesse na capa era tanto, que nunca procurei nenhuma sinopse e nenhuma resenha desse livro, muito menos o comprei. Agora me questiono o porque de tantas coisas que não realizei...
    Lendo a sinopse eu ja fiquei muito encantada com a estória. Quando via o titulo eu achava que era uma história de amor, bem na verdade é, mas o amor que eu imaginava era outro, não um amor de amizade. Ja ai me surpreendi.
    E a resenha esta incrível. Enquanto lia a resenha ia me colocando no lugar de Amy e cada vez eu ficava mais interessada na estória e aciosa para ler !
    Em todo momento que li a resenha, consegui imaginar a tristeza de Amy e as dificuldades que ela estava passando. Vendo toda aquela falta que ela sentia da amiga com um misto de amor e ódio... E a forma que ela encontrou para tentar superar as tristezas, foi incrível e deu um toque ainda mais especial na estória.
    E pelo que eu vi o livro ainda traz uma mensagem linda para gente. Uma mensagem sobre o que é uma amizade de verdade !
    Parece ser um livro incrível não vejo a hora de ler. Excelente resenha !
    BEEJO ;*

    ResponderExcluir
  9. Primeira resenha desse livro que encontro. Achei o livro maravilhoso, como sempre, essas capas da Underworld são extremamente perfeitas! Adorei a resenha... espero que esse seja o primeiro livro da editora que eu irei possuir \o/
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  10. Noooooooossa! Eu quero!
    É a primeira vez que escuto falara sobre esse livro! E a historia parece ser linda! *-*

    Gamei e quero ler já!
    =)

    ResponderExcluir
  11. Annie flor estive fora e não tive como entrar nos blogs pra comentar.
    Sempre achei lindo tanto o titulo como a capa desse livro.
    Adorei a resenha e deve ser uma história linda cheio de altos e baixos e descobertas.A sinopse já te deixa intrigada e com a sua resenha só me faz mais curiosa.
    Parabéns mais uma vez por essa excelente resenha!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  12. Me arrependi muito de não ter comprado esse livro na bienal, a capa é maravilhosa como a maioria dos livros da underworld.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir

Seu comentário alegra meu dia! ^.^ Volte Sempre!

Blog Selecionado!!

Estou Lendo

Google Analytics

Eu Apoio!

Visualizações de Página

Traduzir

Blog Protegido

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Emporio dos Livros © 2012 | Todos os Direitos Reservados | Design by Cantinho Cute Design